quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Por Trás das Identidades Visuais no Mundo do K-Pop


Yeaaaah! Oh Yeah! Yeah, yeah, yeah... Eis que estou aqui novamente é mais matéria na coluna. Não sei se todos sabem, mais além de uma k-popper assumida, sou designer, siiim.. aquelas pessoas que se veste de maneira estranha, mas que ganha a vida cuidando das partes visuais das coisas. E hoje vou juntar duas paixões minha, que é o designer e o k-pop!


Uma marca não leva as cores vermelha e amarelo por serem bonitas, relevantes e marcantes. Uma marca não usa dois peixinhos em seu logo por motivo qualquer, sempre existe diversos significados por trás disso tudo, uma história. Não poderia ser diferente no mundo do K-Pop e vou ter esse prazer de apresentar as identidades visuais dos grupos de K-Pop.

LOGO E MASCOTE

Iniciamos com o grupo B.A.P, que o significado da sigla é Best, Absolute, Perfect .Mas o que vou destacar é o Mitoki, que não é nada mais do que o coelhinho que acompanha o nome da grupo em seu logotipo. Para os k-poppers em geral e principalemente os BABYS (nome do fandom do grupo) ao ver a imagem do mascote, a ligação com o grupo é imediato. Não se trata apenas de um, mas sim, 6 Matokis, pois o grupo é formado por seis integrantes e cada um possui seus respectivos Matoki que vocês podem conferir abaixo:


  

Além da marca, os grupos de K-Pop são conhecidos também por terem um nome e uma cor oficial para seu fandom, no caso do B.A.P conforme já foi citado acima, seu fandom é chamado de B.A.B.Y e a cor oficial é o verde. Os lighsticks da banda tem a cor verde e forma do Matoki, fofinho neh! 







Apesar da cor oficial ser verde, o Matoki foi criado para se adaptar em diversos fundos, cores e texturas. Podemos conferir isso pela discografia e alguns MV's do grupo.




TS Entertainment também criou a página oficial no Facebook  do Matoki, confiram!



LOGO COM EVOLUÇÃO

No caso do grupo INFINITE, ele possui o seu diferencial pelo fato de seu logo evolui de acordo com cada singles. Confira na linha do tempo dos logos do INFINITE até hoje.

First Ivasion (2010)

 Evolution (2011)

Over the Top (2011)

Second Ivasion

Infinitize (2012)

Destiny (2013)

One Great Step (World Tour)

The Origin (2014)

Season 2 (2014)



E ais INSPIRITI'S, algum palpite de como será a próxima evolução do logo???

LOGOS COMPOSTO POR FONTES

E por fim, vamos analisar aqueles logos que são compostos apenas por fontes, sem qualquer tipo de imagem ou desenho. Boa parte deles são formados por fontes próprias, criadas especialmente para o grupo, ou até mesmo de fontes já existentes, porém alteradas. Um exemplo a ser apresentado é do grupo MBLAQ, para os A+'s que buscam por essa fonte, infelizmente ela não é gratuita, mas vocês podem contar com uma chamada Devil Breeze, que é bem semelhante a fonte do grupo.



Conheçam mais alguns logos nesse conceito:

       


Gostaram?? Deixem seus comentários para a Kika :))
Até a próxima !!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário